Produto Interno Verde se torna lei
Planeta Unimed
Planeta Unimed

Planeta Unimed Você já ouviu falar em compostagem?

25/05/2017

Você já ouviu falar em compostagem?

Nós sabemos o quanto são fundamentais as atitudes individuais que visam a responsabilidade ambiental. Separar o lixo reciclável e racionar o uso de água são ações simples que contribuem para esse processo. Pensando em práticas como essas, nós te perguntamos: você já ouviu falar em compostagem?

A compostagem caseira consiste na transformação de resíduos orgânicos em adubo de ótima qualidade, que pode ser usado em qualquer tipo de cultivo. Essa iniciativa é uma opção incrível para o reaproveitamento de sobras em pequena escala, como restos de alimentos, cascas e talos de frutas e verduras, borra de café, pequenas porções de alimentos cozidos ou assados e até folhas secas.

Para fazer uma composteira doméstica, você vai precisar de três caixas de plástico que ficarão empilhadas e interligadas por pequenos furos feitos no fundo. As caixas superiores são as chamas digestoras, nelas são depositados os materiais orgânicos da sua casa, a proporção que deve ser respeitada para esses resíduos é de 2:1, sendo 2 porções de material úmido e 1 para material seco como serragem e folhas. A terceira caixa, inferior, serve para o armazenamento do chorume que é produzido durante todo o processo de decomposição.