A poluição do ar e seu impacto na saúde
Aquecimento global na Floresta Amazônica
Meio Ambiente
Energia eólica

Planeta Unimed Ibama completa 29 anos.

Ibama completa 29 anos.

Em 22 de fevereiro de 1989 foi promulgada a Lei nº 7.735, que criou o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, integrando a gestão ambiental no país. Até então, havia várias instituições no governo federal com diferentes visões, muitas vezes contraditórias, para tratar sobre o tema.

No início, o Ibama precisou ser consolidado. A visão distinta de quatro órgãos em apenas um gerava muitos conflitos internos, uma vez que havia vários grupos com diferentes agendas.
Ao longo de sua história, deu respostas concretas aos desafios e já em 1992 foi criado o Ministério do Meio Ambiente.

O Ibama melhorou processos, protegeu fauna e flora, criou projetos de vanguarda, ampliou o número de unidades de conservação, deu força à proteção ambiental, ajudou a diminuir o desmatamento na Amazônia, criou sistemas de monitoramento e acompanhamento, instituiu centros de pesquisa e melhorou o processo de concessão de licenças ambientais.

O Instituto se tornou peça chave de um sistema onde há o Ministério do Meio Ambiente como cabeça, os estados e municípios com seus órgãos de política e de gestão, e o Ibama atuando nas pontas, executando a política federal e, supletivamente, ajudando a fortalecer os sistemas estaduais e municipais. Conheça suas principais atribuições:

I. exercer o poder de polícia ambiental;
II. executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e
III.  executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente.

Quer fazer alguma denúncia, sugestão, elogio ou reclamação? O Ibama tem uma Linha Verde:
0800 61 8080 de segunda a sexta das 8 às 18h.


Fonte: ibama.gov.br