Meio Ambiente
Energia eólica
A escassez de água pode gerar um colapso até 2050
Mudança do clima: uma responsabilidade de todos nós

Planeta Unimed Energia eólica poderá ser a segunda maior fonte de energia do Brasil em 2019

Energia eólica poderá ser a segunda maior fonte de energia do Brasil em 2019

Presente em 22 milhões de residências, a tendência é que este número aumente

A energia eólica está crescendo cada vez mais em nosso país e poderá ser a segunda maior fonte de energia do Brasil em 2019, segundo dados divulgados pelaAssociação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). A quantidade de parques eólicos surpreende: são mais de 520 e 80% estão concentrados na região nordeste.

O setor eólico contou com considerável crescimento em 2017, cerca de 26,2% em comparação a 2016, com um investimento de 11,4 bilhões, o que resultou em 67 milhões de pessoas usufruindo da energia gerada pelo vento.

Outro fator positivo, resultante da energia eólica, foi o total de emissões de CO2 que deixaram de ser produzidos: cerca de 20,97 toneladas.

No Brasil, a safra dos ventos, no caso o pico de geração eólica, ocorre em meados dos meses de agosto e setembro, o que corresponde neste período à 70% da energia produzida no Nordeste e 10% da matriz energética no país.

Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica, comenta: “No Brasil, a energia eólica é uma fonte consolidada, com uma indústria 80% nacionalizada e com ótimas perspectivas de crescimento e investimento. No início deste ano, o país subiu mais uma posição no Ranking Mundial do GWEC (Global Wind Energy Council) chegando à 8ª posição. Em 2012, estávamos na 15º posição”.

O Brasil tem total condições de triplicar o uso da energia eólica em alguns anos, segundo a ABEEólica. A energia limpa e sustentável tomou excelentes proporções ao ponto de ser um dos grandes investimentos em energia de várias localidades pelo mundo.

O Planeta Unimed apoia toda a ação que fomente a sustentabilidade, bem como a preservação dos nossos recursos naturais.

Fonte: https://www.institutodeengenharia.org.br