Meio Ambiente
Energia eólica
A escassez de água pode gerar um colapso até 2050
Mudança do clima: uma responsabilidade de todos nós

Planeta Unimed Ecoturismo: como aproveitar da melhor forma?

Ecoturismo: como aproveitar da melhor forma?

Confira algumas dicas para curtir esse o ecoturismo, um ramo que só cresce nos últimos anos.

O ecoturismo, ou turismo ecológico, começou no Brasil, no final dos anos 80 e após a II Conferência das Nações Unidas, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, a Eco92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, que alcançou maior visibilidade.
Este segmento permite a integração do turista com a natureza em forma de diversão, lazer e aprendizado. É o ramo do turismo que mais cresce nacionalmente e o Brasil é referência, já que oferece uma grande diversidade de roteiros, fauna e flora.
Algumas opções possíveis são: observação da fauna e flora, observação de formações geológicas, observações astronômicas, visitas a cavernas, mergulho livre, caminhadas, trilhas e esportes de aventura.
Para praticar o ecoturismo com responsabilidade, segurança e aproveitar ao máximo o passeio, siga algumas dicas:

Deixe somente pegadas

Anote um item essencial na sua bagagem: saquinho de lixo. Guarde todo o lixo que consumir e descarte na lixeira quando voltar. O ecoturismo, além de diversão é uma experiência que exige conscientização e respeito à natureza. Cigarros e fósforos merecem um cuidado ainda mais especial, já que uma pequena fagulha pode desencadear um incêndio e causar danos imensuráveis à fauna e flora local.

Leve somente lembranças

Assim como não deve deixar nenhum lixo, não deve levar nada do local. Evite colher flores, plantas, pedras ou qualquer outra coisa que não pertença a você. Leve somente boas lembranças e ótimas fotos.

A casa não é sua

Sinta-se bem, mas não sinta-se em casa. Lembre-se que esse é o habitat de muitos animais e eles ficam assustados com a sua presença. Não faça muito barulho e não se aproxime demais para observá-los, isso pode até te colocar em risco. Um binóculo pode ser útil. 

Menos peso, mais disposição!

Independente do destino, sempre é bom levar uma mochila com itens básicos, para não passar perrengue. Água, alimentos práticos, lanterna, agasalho, capa de chuva e estojinho de primeiros socorros são alguns deles. Planeje-se e veja o que não pode faltar, mas seja econômico e leve somente o necessário. Você terá que carregar a bagagem por todo o caminho e quanto maior o peso, maior será o cansaço.

Tenha atenção e seja responsável com a sua segurança

Você vai amar o passeio e tudo que verá, mas esteja alerta com a sua segurança. Não se afaste do seu grupo, não saia fora da trilha, siga as orientações e olhe por onde anda, para evitar quedas, pisar em cobras, tropeçar em galhos ou pedras.
Com um pouquinho de atenção e cautela, você só terá boas recordações do seu passeio e voltará já pensando no próximo. Praticar o ecoturismo é viciante.