Agrotóxicos e a sustentabilidade.
Adeus, canudos. Entre nessa batalha a favor do meio ambiente.
Dia Mundial do Meio Ambiente 2019
Dia Internacional da Biodiversidade: reflita e preserve o planeta.
Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável

Planeta Unimed Dia Mundial do Meio Ambiente: conscientizar é preservar .

Dia Mundial do Meio Ambiente: conscientizar é preservar .

Saiba quais são as preocupações que abrangem o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia do Meio Ambiente foi instituído em 1972, com a importante finalidade de conscientizar a população mundial sobre os riscos oferecidos ao planeta com a degradação constante de matas e florestas.

A data surgiu durante a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo, com o incentivo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Atividades relacionadas à preservação e proteção do meio ambiente são formas de demonstrar o quão importante é ter consciência sobre atos prejudicialmente cometidos contra a natureza. A participação da população e dos governos é fundamental, como campanhas e leis a favor da preservação do meio ambiente.

A preocupação atual consiste nos impactos ambientais negativos causados pelo homem ao meio ambiente em uma esfera mundial, acarretando poluição e degradação. Conheça alguns deles:
• Crescente número de área urbana: se mal planejada, a área urbana pode invadir habitat de animais silvestres oferecendo riscos de extinção à fauna e flora;
• Aumento de veículos automotivos: a poluição emitida por veículos automotivos já se encontra em caso de emergência nas grandes cidades e oferece riscos de doenças respiratórias à população.
• Uso indiscriminado dos recursos: o desperdício de água, o não uso de madeiras reflorestadas, o descontrole sobre o comércio do petróleo e a falta de reciclagem do lixo são uns dos fatores que compreendem o uso indiscriminado de recursos.
• Diminuição dos mananciais: fontes de água superficiais ou subterrâneas por exemplo rios, represas, lagos e lençóis freáticos que podem ser usados para o abastecimento de cidades.
• Extinção das espécies: atinge diretamente a fauna e flora causando o desaparecimento da categoria em questão por meio de devastamento ou caça ilegal.
• Inundações: as inundações podem ser causadas em épocas de cheias nos rios, bueiros entupidos, falta de reflorestamento e de projetos para solos permeáveis.
• Erosões do solo: causada pelo desmatamento intensivo para novas áreas de plantio.
• Mudanças climáticas: a emissão de gases causadores do efeito estufa é uma das principais responsáveis pelas bruscas mudanças climáticas que ocorrem pelo mundo.
 

Alguns desastres naturais, causados devido à falta de cuidado com o meio ambiente, já são constantes em algumas cidades como os deslizamentos ocasionados por fortes chuvas. Outra preocupação ocorre com as áreas costeiras que poderão sofrer com o aumento do nível do mar.

A falta de água também é um assunto que está em pauta pois o aumento da seca poderá ocasionar incêndios cada vez mais recorrentes colocando em risco a natureza e a população. A produção de alimentos também poderá ser afetada com a mudança climática, acarretando riscos ao cultivo de diversas espécies.

O negligenciamento da atual situação ambiental no planeta é um caminho perigoso e oferece riscos catastróficos à fauna e flora mundial. Colabore com a preservação da natureza e divulgue a importância do Dia Mundial do meio Ambiente.

O futuro do nosso planeta está em nossas mãos.