Dia Mundial do Meio Ambiente
Conheça o PNF - Programa Nacional de Florestas
Atitudes sustentáveis para incluir no dia a dia.
Ecoturismo: como aproveitar da melhor forma?

Planeta Unimed Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 alerta sobre poluição plástica

Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 alerta sobre poluição plástica

A missão esse ano é chamar a atenção para um dos maiores desafios do nosso tempo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas e comemorado em 5 de junho, desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, tem como tema, este não, a poluição plástica.

A data tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que são (por mais que a gente não pense nisso no dia a dia) esgotáveis.

A missão esse ano é convocar o mundo todo para ajudar a acabar com a poluição plástica, um dos maiores desafios do nosso tempo. Sabia que existem estatísticas mostrando que haverá mais plástico nos oceanos do que peixes até 2050? E que, atualmente, a quantidade de plástico despejada nos oceanos corresponde a um caminhão carregado por minuto?

É hora de se mexer! De reduzir, reciclar, reutilizar, mas, acima de tudo, mudar. Mudar comportamentos e usar menos sacolinhas plásticas, garrafas pet, copinhos, potes e talheres descartáveis e incentivar essa atitude aos seus familiares, amigos e colegas.

Quantos copinhos de café não são utilizados diariamente numa grande empresa? Quantas sacolinhas plásticas não são oferecidas diariamente nos supermercados? Quantas garrafas pet não são utilizadas num churrasco de fim de ano?

E o que muda no seu dia a dia se você usar uma caneca, uma sacola ecológica ou uma garrafa retornável? Para você, quase nada. É apenas uma questão de hábito. Para o meio ambiente, muda muito. Especialmente se a adesão for maciça.

Precisamos de mais consciência, de novos hábitos, de mudança. Porque, além do meio ambiente, nós mesmos sofremos as consequências. E sofreremos cada vez mais. Com a escassez de recursos, com praias sujas, mares e rios impróprios para banhos ou pesca, animais morrendo, etc.

Vamos arregaçar as mangas, repensar nossas atitudes e agir? Compartilhe essa ideia.

A ONU Meio Ambiente lançou o jogo #AcabeComAPoluiçãoPlástica e se quiser entrar na brincadeira e começar a mudança hoje mesmo é bem fácil:

1 - Decida qual mudança você vai adotar em seu dia a dia, para acabar com a poluição plástica (aqui vão algumas sugestões):

- Substitua garrafas plásticas por garrafas reutilizáveis;
- Troque as sacolas plásticas por uma ecobag;
- Recuse canudos plásticos. Carregue seu próprio canudo metálico ou de material biodegradável;
- Use seus próprios recipientes para alimentos ao invés de embalagens plásticas como o isopor;
- Troque sua escova de dentes de plástico por uma de bambu.

2 – Tire uma selfie ou grave um vídeo mostrando sua nova escolha. Este é um espaço para diversão, então libere a criatividade!

3 – Marque 3 pessoas / organizações / empresas para desafiá-los a também se comprometer a mudar seus hábitos de consumo de plásticos descartáveis. Os escolhidos têm o prazo de 24h para cumprir a tarefa!

4 – Use a hashtag #AcabeComaPoluiçãoPlástica e #DiaMundialdoMeioAmbiente em seus posts e lembre-se de mencionar a @ONUMeioAmbiente

 

Fonte:

https://nacoesunidas.org