Adeus, canudos. Entre nessa batalha a favor do meio ambiente.
Dia Mundial do Meio Ambiente 2019
Dia Internacional da Biodiversidade: reflita e preserve o planeta.
Condomínios sustentáveis: entre nessa ideia
Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável

Planeta Unimed Dia Internacional da Biodiversidade: reflita e preserve o planeta

Dia Internacional da Biodiversidade: reflita e preserve o planeta

A necessidade de preservar, e estudar, nossa biodiversidade é um sinal de respeito com o meio-ambiente e à vida.

Ontem celebramos o Dia Internacional da Biodiversidade, que ressalta a relação entre as espécies e a importância da sua contribuição para a vida em um todo. Nosso país é o que apresenta maior biodiversidade de fauna e flora, tornando-se referência de estudos para pesquisadores brasileiros e de todo mundo.

“Nós comemos, vestimos e nos curamos com seus produtos. Os antibióticos, analgésicos, anestésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos e tantos outros medicamentos que utilizamos no dia a dia vêm da biodiversidade, ela é saúde”, comenta Júlio César Bicca-Marques, professor da Escola de Ciências da PUC do Rio Grande do Sul.

Júlio César Bicca-Marques ainda complementa: “A biodiversidade também trabalha para nós o tempo todo, nos oferecendo gratuitamente os seus serviços ecossistêmicos. As florestas protegem as nascentes de água potável que consumimos, amenizam as mudanças climáticas e regula as chuvas. Metade da chuva que irriga as plantações do Rio Grande do Sul, por exemplo, vem da floresta Amazônica. A grande maioria das nossas culturas agrícolas também depende do serviço de polinização oferecido por abelhas, vespas, mariposas, besouros e muitos outros animais. Sem eles a produção agrícola ficaria seriamente comprometida.

Os rios e oceanos também possuem papel fundamental na biodiversidade. A fauna e flora que se encontram em nossas águas doces e salgadas oferecem grande riqueza, mas também pedem preservação.

A grande preocupação no momento é conscientizar a necessidade de preservação do meio ambiente como um todo, já que a degradação da biodiversidade tem ocorrido em grande velocidade por todo mundo, um bom exemplo é a extinção de diversas espécies de animais e a extração abusivas de madeiras das florestas. Não podemos esquecer das queimadas que prejudicam profundamente o solo, o que pode fazer com que o solo fique impróprio para plantio e reflorestamento.

O Planeta Unimed convida você, neste Dia Internacional da Biodiversidade, a fazer sua parte. Convoque seus amigos e plante árvores ou auxilie alguma instituição ecológica.

O futuro do meio ambiente e de seus filhos e netos agradece.