Adeus, canudos. Entre nessa batalha a favor do meio ambiente.
Dia Mundial do Meio Ambiente 2019
Dia Internacional da Biodiversidade: reflita e preserve o planeta.
Condomínios sustentáveis: entre nessa ideia
Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável

Planeta Unimed Condomínios sustentáveis: entre nessa ideia

Condomínios sustentáveis: entre nessa ideia

Algumas construtoras estão adotando o processo de reciclagem e tecnologias que ajudam na preservação do meio ambiente

O impacto do descarte incorreto do lixo é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade. E de olho nesta necessidade ambiental, já temos construtoras com ideias inovadoras e sustentáveis para a preservação da natureza.

Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), o Brasil produz 84 milhões de m³ de entulhos, tanto de demolição quanto de construção.

Ao adquirir, ou morar, em um empreendimento ecologicamente correto, naturalmente adotamos os hábitos sustentáveis e os aplicamos em outros ambientes, como no trabalho.

Os impactos causados pela construção civil podem atingir o meio ambiente de diferentes formas. Confira algumas medidas sustentáveis:

  • Reaproveitar a água: a água da chuva pode ser utilizada para regar plantas, lavar vasos sanitários ou o chão, podendo ser estocada em cisternas ou caixas d’agua.
  • Empreendimentos com projetos inteligentes: oferecem propostas sustentáveis à construção civil, tais como melhor aproveitamento de características da natureza e da localização do terreno com o uso da iluminação solar.
  • Uso de com eficiência energética: adotar ações como eletrodomésticos e lâmpadas econômicas em conjunto com o aproveitamento da energia do sol por meio de placas solares são formas que contribuem para a sustentabilidade na construção civil.
  • Poluição nas obras de construção civil: sim, uma obra gera poluição que pode ser evitada com medidas simples e ferramentas reutilizáveis. O uso de andaimes de ferro ao invés dos de madeira, a redução de desperdício de materiais e separando as sobras da construção e reaproveitando ou reciclando, são alguns exemplos.
  • Produtos ecológicos: madeira de reflorestamento, concreto e plástico reciclados são materiais bem-vindos para a sustentabilidade da construção civil.

Condomínios sustentáveis. O planeta Unimed apoia e recomenda essa ideia.