Produto Interno Verde se torna lei
Planeta Unimed
Planeta Unimed

Planeta Unimed Como fazer adubo caseiro

26/06/2017

Como fazer adubo caseiro

Agora, você já conhece o conceito de compostagem, que foi apresentado no texto anterior. Através desse processo, que visa a responsabilidade sustentável através da diminuição de resíduos, é possível produzir um adubo de ótima qualidade dentro de casa.

Ao contrário do chorume que é produzido nos grandes aterros, esse não é contaminante e, quando usado na proporção de 1 litro para 10 litros de água, serve como biofertilizante. Caso a sua preocupação seja o mau cheiro que pode ser produzido durante o processo de compostagem, é importante lembrar que, ao adicionar novos resíduos, deve-se mexer todo o material. Isso auxilia na oxigenação que é necessária para a ação dos microorganismos e ajuda a evitar odores desagradáveis.

Deve-se lembrar também que é necessário manter a umidade, e você pode testar se o nível está ideal com as próprias mãos, de modo que elas não devem se encharcar em contato com o conteúdo, mas devem ficar úmidas podendo haver, inclusive, a presença de pequenas gotas.

Uma dica para acelerar o processo de decomposição é evitar o descarte de materiais grandes, nesses casos, existe a opção de triturá-los.Pra saber se a sua compostagem está funcionando adequadamente ela não deve cheirar mal e deve ter um aroma agradável de terra.

Ao seguir corretamente as instruções, o resultado será um composto de excelente qualidade, além de uma quantidade muito significativa de lixo reciclado.