Planeta Unimed
Planeta Unimed

Planeta Unimed Campanha Mares limpos

25/08/2017

Campanha Mares limpos

ONU cria campanha para amenizar o descarte de plástico nos rios do país.

A campanha Mares Limpos, criada pela ONU no dia 06 de agosto, no Rio de Janeiro, visa a redução da produção de plásticos, bem com o seu descarte.

Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, tem a expectativa de ser auxiliada na divulgação da campanha, que durará 5 anos, por organizações governamentais e não governamentais.

Um dos focos da campanha será o trabalho de conscientização das empresas, devido à produção de embalagens e outros derivados do plástico para seus respectivos produtos. Outro foco será o consumidor, o qual tende descartar objetos plásticos em rios ou locais de preservação ambiental. Ao focar primeiramente nas empresas, consegue-se amenizar a imprescindível questão da causa.

Com relação às empresas, existe uma movimentação para que estas substituam o plástico por materiais biodegradáveis. A área de cosméticos será a mais trabalhada.

A divulgação da campanha para conscientização das empresas será realizada através de seminários regionais, que incentivarão ações locais que podem ser elaboradas para amenizar o descarte de lixo.

O lançamento da campanha será no AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul, excelente local por ser rico na representação da biodiversidade marinha brasileira.

Descartado em praias e rios, o lixo percorre quilômetros com as correntes marinhas, a km distantes chegando a lugares de difícil acesso. As consequências vão, além da poluição marinha. Os animais são afetados de diversas formas, desde tartarugas com má formação até o desequilíbrio do ecossistema.

Fonte: Site Terra