Desmatamento da Floresta Amazônica.
Agrotóxicos e a sustentabilidade.
Adeus, canudos. Entre nessa batalha a favor do meio ambiente.
Dia Mundial do Meio Ambiente 2019
Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável

Planeta Unimed Agrotóxicos e a sustentabilidade.

Agrotóxicos e a sustentabilidade.

Conheça os programas voltados para a redução do uso de agrotóxicos.

Apesar da necessidade do uso dos agrotóxicos pelos métodos agrícolas atuais, é importante salientar que seu uso em grandes quantidades pode colocar em risco a vida de trabalhadores rurais bem como trazer graves consequências ao meio ambiente.

Em meio a este cenário, o PRONARA (Programa Nacional para a Redução do Uso de Agrotóxicos), programa lançado pelo Governo Federal, propõe alternativas que tem como finalidade reduzir o uso de agrotóxicos para o consumo de alimentos mais saudáveis e a segurança dos agricultores e do meio ambiente.

“Teremos um impacto muito positivo para o campo, de várias naturezas: para a economia, para o meio ambiente e para os agricultores. Com o Programa, vamos reduzir os custos, reduzir ou eliminar a utilização de agrotóxicos e, com isso, deixar de contaminar solo e água. O agricultor vai ser poupado e não ficará mais tão vulnerável. Na cidade, teremos um ganho na qualidade da alimentação, na saúde da população como um todo”, elenca.

A produção de alimentos orgânicos não é novidade e tem ganho espaço entre o mercado e despertado a conscientização de diversos consumidores. Um dos incentivos para este tipo de produção é o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que conta com uma linha de crédito exclusiva para a produção de base orgânica com excelentes descontos nos juros para os agricultores.

“Estamos disponibilizando todo o nosso conjunto de políticas públicas para fortalecer práticas sustentáveis de produção. O Pronaf tem uma linha específica de investimento, com uma taxa de juros diferenciada para baixo em relação a um projeto produtivo convencional – isso dá uma diferença de, mais ou menos, 120% na taxa de juros anual. Então, é um grande incentivo para os nossos agricultores”, explica o coordenador de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Cássio Trovatto.

Dê preferência ao consumo de alimentos de base orgânica. Sua saúde e a sustentabilidade agradecem.